Plastic Pollution Toxic Tour

em

Texto autoral por Kamila Maier (Gestora Ambiental e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná)

Uma visita guiada pelo complexo petrolífero e suas consequências ambientais na Califórnia em parceria com Hollywood, Health & Society e Plastic Pollution Coalition.

Fonte: Tour Plastic Pollution

O Grupo ECONSERV estava presente nesta incrível experiência!

No dia 13 de junho, a Kamila, gestora ambiental e gerente de projetos da ECONSERV, realizou o Plastic Pollution Toxic Tour, em Los Angeles, California. O evento foi realizado pela Hollywood, Health & Society e Plastic Pollution Coalition. O tour foi idealizado para todo o público interessado, mas principalmente para escritores de séries e filmes de Hollywood, para que abordem o tema do uso do plástico em suas produções.

No roteiro, o tour passou pelos Campos de extração de petróleo de Los Angeles, evidenciando o impacto negativo desta exploração, visitaram uma comunidade – Wilmington (San Pedro) próximos a uma refinaria e finalizaram o tour no Laboratório Algalita (https://algalita.org).

Chamou a atenção na visita às comunidades o cheiro forte exalado pelas refinarias, porém o problema é muito maior que somente o odor, podendo expor as pessoas a problemas como: câncer, asma, problemas de fertilidade, depressão, entre outros.

“Esse tour foi maravilhoso, embora muito do que foi abordado seja de nosso conhecimento, fiquei muito feliz por estarem preocupados em inserir este tema no entretenimento de Hollywood. O ponto alto para mim, foi conhecer o laboratório de Algalita, sua equipe e o coordenador Charles Moore, que é o autor de muitos artigos sobre lixo plástico. Dentre as experiências desse encontro, conhecemos o veleiro de coleta de lixo marinho, o laboratório de triagem e um pouco sobre os materiais de Educação Ambiental que eles produzem“ conta Kamila Maier.

O tour finalizou com possíveis soluções para a substituição do plástico de uso único, visitando Algalita, um laboratório que pesquisa as ações do plástico a décadas em Long Beach. O coordenador de pesquisa é o Charles Moore, pesquisador conhecido nos artigos sobre lixo marinho – marine debris.

– Educação direcionada às escolas:

Criação de diferentes kits compostos por cartilhas informativas, material para coleta, triagem e armazenamento de lixo nas praias, além de vídeos explicativos com orientações de como o assunto poderia ser abordado dentro das salas de aula.

– Pesquisas científicas:

O grupo objetiva determinar o impacto da poluição do plástico no planeta (pessoas e meio ambiente) e promovem ações tangíveis para um melhor destino do lixo produzido.

– Inserção do tema em Hollywood :

A equipe apoia a iniciativa de que temas importantes envolvendo a poluição (uso descontrolado de plásticos), bem como ações alternativas para evictor a utilização de plástico de uso único (sacola plástica, canudinhos, copos descartáveis…) sejam abordados por uma das maiores rede de entretenimento mundial (Hollywood)

“Apesar do tema Plastic Pollution ser bem disseminado na comunidade científica, a popularização do tema e de seus impactos devem ser prioridade se quisermos ter efetividade no combate a este problema que nos assombra a muito tempo. Ver iniciativas como esta, de apelo às grandes produtoras de entretenimento, seria mais uma alternativa para alcançarmos os nossos principais objetivos, entre eles, a conscientização popular para o uso do plástico” relata Kamila Maier.
“Incrível essa experiência de vivenciar as ações sobre a poluição dos plásticos com enfluência direta no ecossistema marinho e saber que de uma certa forma minhas ações de educação ambiental e científica trabalham em sintonia com as vivenciadas neste tour” Kamila Maier.

Kamila Maier é Atual Gerente de projetos do Grupo ECONSERV e trabalha com o tema Plastic Pollution como sua principal linha de pesquisa. Em sua especialização a Kamila criou um kit osteológico de animais marihnos acompanhadas de cartilhas informativas aonde traziam a temática poluição como uma das ameaças a fauna marinha. Sua dissertação abordou de forma direta o impacto do lixo sobre uma ave marinha migratória (Puffinus puffinus) avaliando a quantidade de lixo encontrada no conteudo alimentar. Suas ações continuadas pretendem de alguma forma contribuir para a conservação do meio ambiente utilizando a educação ambiental como sua principal aliada, pois acredita que a mudança está nas mãos de cada um.

Grupo ECONSERV – Ecologia, Conservação e Serviço

Garantindo a sua responsabilidade Ambiental.

Deixe um comentário